Pages

quarta-feira, 1 de abril de 2009

PRAIAS DE MACEIÓ

PRAIA DO SOBRAL
A praia que batizou também o bairro. É marco de uma época, quando os filhos ilustres da terra eram homenageados com títulos de nobreza, foi a apogeu dos barões, viscondes e comendadores. A área próxima, formada de sítios e coqueirais, pertencia ao Sr. Manoel Sobral Pinto, o Comendador Sobral, que deu nome ao lugar

PRAIA DA AVENIDA DA PAZ O cenário do mais belo por do sol de Maceió, recebeu este nome em homenagem ao término da primeira guerra mundial.

PRAIA DE PAJUÇARA Abriga o encanto de quem foi a princesinha do litoral alagoano e musa inspiradora de cantores e poetas que cantaram em seus versos. A aproximadamente 2 km do centro da cidade, a mais conhecida praia de Maceió, tem nome com origem na língua tupi, que significa "Terra de espinhos" ou "região de espinhos". Pajuçara é pura tranqüilidade em suas águas, graças a seus arrecifes, que a tornam segura para o banho, principalmente, das crianças. É também na Pajuçara (perto da ferinha do artesanato) que saem as jangadas para a piscina natural, formada de arrecifes de corais, onde o turista encontrará bares flutuantes para deliciar-se com as especiarias da cidade.


PRAIA DE PONTA VERDE A ponta de terra que emerge mar adentro, coberta pelo verde dos coqueirais. Foi este o fenômeno que deu nome a uma das mais freqüentadas praias de Maceió e que abrigou no passado o mais famoso símbolo da cidade, o "Gogó da Ema". Era, na verdade, um coqueiro que cresceu muito e seu tronco parecia o pescoço de uma Ema. Ele ficava próximo ao atual Alagoas Iate Clube (Clube Alagoinha ). Os arrecifes foram piscinas naturais, e é comum, na maré baixa, avistar banhistas nestas piscinas, principalmente próximo ao farol. Ponta Verde é uma praia super badalada, um lugar para passeio, paquera. Tem barracas com música ao vivo, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, etc.



PRAIA DE JATIÚCA
Este nome vem do indígena Y-ATI-UCÁ e significa "Carrapato", o inseto, mas há também a versão de que tenha sua origem ao carrapato fruto da carrapateira (mamona), planta que era comum na região. A praia fica a aproximadamente 4,5 km ao norte do centro da cidade. Seu mar é agitado, em quase toda sua extensão, por isso mesmo, campeonatos de surfe são realizados com freqüência. Como está na região central, é totalmente provida de restaurantes, barracas de praia com chuveiros, pista de cooper e de ciclismo, equipamentos de ginastica, shopping center, hotéis, pousadas, enfim, toda uma estrutura necessária ao bem-estar do turista.

PRAIA DE CRUZ DAS ALMAS Local onde já foi um cemitério indígena, é carregado de misticismo, fortalecido pela força de suas ondas, que de dia é o paraíso dos surfistas e nas noites de lua cheia é o cenário ideal dos namorados, que celebram, sem saber, a lenda do casal de índios, que por serem de tribos rivais, foram sacrificados; e há quem afirme que quando a lua se torna mais bela, eles vêm banhar-se nas águas do mar. Tirando o lado folclórico, a praia é urbana, com barracas restaurantes e hotéis.



PRAIA DE JACARECICA-localizada na região norte da cidade de Maceió entre a praia de Cruz das Almas e a Praia de Guaxuma.





PRAIA DE GUAXUMA Região norte entre a praia de Jacarecica e a praia de Riacho doce



PRAIA DE RIACHO DOCE litoral norte de Maceió, é composta por lindos coqueirais, estar localizada entre a praia de Guaxuma e a Praia do Mirante da Sereia.

PRAIA DO MIRANTE DA SEREIA, localizada na região norte da cidade entre a praia de Riacho doce e a Praia do Pratagy.


FOTOS GOOGLE PICASA

0 comentários:

Postar um comentário